quinta-feira, 1 de março de 2012

O Início!

Olá!!!
Hoje vou falar um pouco de como foi o meu processo até agora... então, senta que lá vem história!

Eu sempre tive o sonho de fazer intercâmbio, morar em um país com uma cultura totalmente diferente da minha, conhecer lugares novos, etc; e em outubro de 2011, com minha formatura na faculdade se aproximando, e junto com isso, também aquele friozinho na barriga que te diz a td hr "PQP, o que eu vou fazer depois que eu me formar?", cheguei a conclusão que seria a melhor época para eu realizar esse grande desejo. Afinal, ainda não estaria vinculada a nenhum emprego realmente espetacular, não seria casada, nem teria filhos, resumindo, livre, leve, solta e ruiva! Sentei a minha linda bundinha na cadeira e comecei a pesquisar sobre programas de intercâmbio, foi então que eu conheci o mundo das Au Pairs.
De inicio fiquei meio desconfiada, como assim, alguem além de me pagar pra trabalhar, ainda me da uma bolsa de estudos, moradia, alimentação?! É furada... mas depois, pesquisando e lendo varios blogs, sites, etc, vi que realmente tratava-se de um programa de intercambio legalizado e muito sério, com empresas sérias e que realmente valia a pena. E foi ai que eu decidi que isso era pra mim.

Primeiro passo após a decisão: Escolher uma agência.
Existem váriasssss agências que fazem esse tipo de intercâmbio, por exempolo, CI, Cultural Care, STB, Go Au Pair, entre outras, e se você pensa que escolher uma delas é facil, não é não Juvenal... cada um tem uma opinião diferente para dar de cada uma delas, positivas e negativas, cada site pinta a sua agência como a melhor, e assim vai. No final, por eliminação, fiquei entre a CI e a CC (Cultural Care), e sinceramente, não sei direito explicar o por que eu optei pela CI no final das contas, acho que foi o fato de eu poder iniciar o processo mais rapido, por que na CI não precisa ver a uma tal palestra antes de tudo. Então minha agência no Brasil é a CI de Bauru e eles representam a APC (Au Pair Care) que é a empresa la nos EUA.
No mesmo dia que eu fui conhecer a agência, já realizei o teste de inglês (eles exigem pelo menos nível intermediário para ser Au Pair), passei, e decidi assinar o contrato.
Contrato fechado, era hora de começar o terrivel Application!!!!!!

Segundo passo: Completando o Application (App).
O App é basicamente um monte de documentos sobre nós, com as seguintes informações: nossas experiências com crianças (é exigido para o programa no mínimo 200h com crianças), um atestado médico, uma referência de algum amigo/vizinho, atestado escolar (tem que ter no mínimo segundo grau completo), cópia da carteira de motorista (também é um pré-requisito), cópia do passaporte, carteirinha de vacinação, fotos com crianças/familia/amigos/papagaio, uma carta para sua hostfamily e pra finalizar e deixa-lo TOP, tipo creme do verão, um vídeo seu, dizendo o por que você está querendo participar deste tipo de intercâmbio, sobre suas experiencias com crianças, e o que mais você achar necessário e interessante. Detalhe, tudo deve ser preenchido (no caso do vídeo, falado) em inglês.
Eu levei em média 1 mês para completar tudo que precisava, incluindo gravar o vídeo, e no dia 03/11/11 entreguei o meu app para a agência, com a doce esperança de que logo eu estaria online para as familias e conseguiria embarcar até no maximo dia 20/02/12. Doceeee esperança, que ficou amarga depois.

Terceiro passo: Senta e chora... não sabia que ia demorar assim!
Pois é, a minha doce ilusão de ir em fevereiro de 2012 se foi, afinal, já era dezembro e eu ainda não tinha ficado online para as familias no site. Resolvi ligar na agência, pra ver o que estava acontecendo de errado, e foi a primeira vez que eu ouvi a frase "tenha paciência, sua documentação ta toda certa, vai se acostumando, os americanos são assim mesmo." Como assim, vai se acostumando?! Essa frase veio seguida de que por ser uma época festiva, as coisas ficavam mais lentas que o normal, mas que estava tudo certo. Resumindo, passou dezembro e no inicio de janeiro, após mais várias ligações, a APC informou que eu teria que renovar a minha carteira de motorista. Belezaaaa, td esse tempo e eu ainda teria que renovar essa budega... mas tudo bem, renovei, enviei uma cópia, mais 15 dias e nd... eu já estava PUTA da vida. Liguei, dando um xilique do caramba, e em menos de 40 minutos recebo um e-mail da minha orientadora falando que eu poderia dar o submit no meu app.
BUT, ninguem me informou que, após apertar o submit, uma papelada que ja foi revisada, seria revisada MAIS UMA VEZ! Simmmm queridos amigos e amigas... mais uma vezzzzz!!!! E nisso foi mais vários dias. Esperei, pacientemente mais alguns dias, mas como paciência tem limites, dei mais um xilique em forma de ligação e finalmente, no dia 07/02/12, aconteceu o que eu mais queria: ESTAVA ONLINE. Masss, e agora??????

Bem, isso vocês vão ler em um outro post (estratégia para prender leitores!rs)

Como ainda não sei direito como mexer nesse blog (loser), eu vou ficar devendo o meu vídeo do app, mas juro que assim que eu descobrir como faz, eu coloco!

Beijos baby!!!!

Um comentário:

  1. Marilia, é assim msm viu! Qnd a gente acha q ta td certo vem alguma coisa p adiar... Mas ainda bem q vc ja ta on e q venha as familias!
    Bjks

    ResponderExcluir